Sistema construtivo #1 – Estrutura de concreto armado com alvenaria de vedação cerâmica
Ao decidir por construir, uma das principais dúvidas é quanto ao sistema construtivo. Com a modernização da indústria, novos sistemas construtivos surgiram, e ainda são desconhecidos por grande parte da população.
Para esclarecer, sistema construtivo é o método de construção que você escolheu para conduzir a sua obra. Por exemplo: madeira, alvenaria estrutural, steel frame, etc.
Ao optar por um sistema construtivo, é aconselhável que haja mão-de-obra especializada e fornecimento dos materiais necessários nas proximidades, para facilitar a logística e evitar aumento dos custos da obra.
Por isso, nas próximas semanas iremos publicar semanalmente um artigo sobre um sistema construtivo diferente, para facilitar a sua tomada de decisão na hora de escolher o sistema construtivo que melhor se adapte às suas necessidades.
Para começar nossa série de artigos sobre os diferentes sistemas construtivos, vamos falar sobre aquele que é o mais utilizado na região do sul de Santa Catarina e em todo o Brasil: a estrutura de concreto armado com alvenaria de vedação cerâmica.
O que é estrutura de concreto armado?
A sustentação da edificação se dá através dos elementos em concreto armado (sapatas, estacas, pilares, vigas e lajes).
Ou seja, as paredes podem ser inseridas e retiradas, pois o que sustenta a edificação é esse "esqueleto" formado pelos elementos em concreto armado.
O que é alvenaria de vedação cerâmica?
As paredes com função de vedação são constituídas com alvenaria de tijolos cerâmicos e argamassa à base de areia (com ou sem adição de cal) e cimento.
Algumas das vantagens deste sistema construtivo:
Facilidade na contratação de mão-de-obra;
Facilidade na obtenção de materiais necessários;
Bom desempenho térmico;
Alta resistência mecânica das paredes de vedação;
Flexibilidade no pós obra (é possível retirar paredes para mudar ambientes, visto que as paredes não tem função estrutural)
Porém, mesmo sendo um sistema muito utilizado, precauções são necessárias, tais como elaboração de um bom projeto estrutural, compatibilização dos projetos de diferentes disciplinas (estrutural, instalações, arquitetônico), uso de boas técnicas respeitando as Normas Técnicas e um Responsável Técnica presente na obra.
Ainda com dúvidas? Explique nos comentários que ficaremos felizes em responder!
Lembrando que este é o primeiro dos artigos que publicaremos a respeito dos diferentes sistemas construtivos. Continue nos acompanhando e confira os próximos.
Exemplo de edifício com estrutura em concreto armado e paredes em alvenaria de vedação cerâmica.